Estudo de caso paciente com esquizofrenia
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
Estágio Básico III
Observação de caso
IARA APARECIDA FAGUNDES
Supervisora: Elide Ávila Kessler
São Jerônimo, junho 2012.
SUMÁRIO
Sumário: pg. 02
Introdução pg. 03
Revisão Literária: pg.04 Etiologia pg. 04 Sintomatologia Histórico do Paciente: pg. 04 Manifestações Clinicas pg. 05 Delírios pg. 05 Alucinações pg. 05 Alteração do Pensamento pg. 06 Comportamento inadequado pg. 06 Sintomas pg. 06 Curso da doença pg. 07 Tipos de esquizofrenia pg. 07
Diagnóstico pg. 08
Justificativa: pg. 09
Local de Observação:. Pg. 09
Identificação do paciente: pg. 09
Imprenssões: pg. 09
Estudo de Caso: pg. 09
Farmacologia: pg. 10
Exame do estado Mental: pg. 11
Discussão: pg. 12
Relato de uma Observação: pg. 13
Referências Bibliográficas: pg. 16
Introdução
A Esquizofrenia é uma doença da personalidade total que afeta toda estrutura vivencial. Culturalmente o esquizofrênico representa o estereotipo do "louco", um indivíduo que produz grande estranheza social devido ao seu desprezo para com a realidade reconhecida. Agindo como alguém que rompeu as amarras da concordância cultural, o esquizofrênico menospreza a razão, porém, ele perde a liberdade de escapar às suas fantasias.
Segundo Kaplan, aproximadamente 1% da população é acometida pela doença, geralmente iniciada antes dos 25 anos e sem predileção por qualquer camada sócio-cultural. O diagnóstico se baseia exclusivamente na história psiquiátrica e no exame do estado mental. É extremamente raro o aparecimento de esquizofrenia antes dos 10 ou depois dos 50 anos de idade e parece não haver nenhuma diferença na prevalência entre homens e mulheres.
Os transtornos esquizofrênicos se caracterizam, em geral, por distorções do