Estudo de caso ohno-san
Teoria das Organizações
Profª Rivadavia Gomes
Estudo de caso: OHNO-SAN vai ao supermercado
Questões:
1. A relação entre o funcionamento do supermercado e o sistema Toyota de produção, é que foi através do funcionamento do supermercado que desencadeou uma parte do sistema Toyota onde mostrou eficiência e resultados.
2. As diferenças entre o sistema Toyota e produção e o sistema tradicional é que o sistema Toyota visa minimização dos gastos, produção de somente o necessário. O sistema tradicional visa a produção em massa e normalmente tem estoque.
3. As vantagens de fabricar apenas o necessário é que o custo é o mínimo possível. No ponto de vista da Toyota tem dado certo, portanto, não há desvantagens.
4. Em certo ponto concordo sim, é um pensamento lógico, porém o sistema Toyota mostrou eficiência então escolheria o Toyota.
5. Nunca vi uma fábrica de veículos em período de recessão. Diante dessa situação, se os carros não estivessem encomendados por nenhum cliente, eu baixaria o preço e faria uma espécie de promoção para que não tivesse prejuízo de 100%.
6. Os resultados indesejáveis de se pensar apenas na minimização dos gastos, é que passa a impressão de que o negócio nunca irá crescer.
7. A diferença entre o Taiichini Ohno e Frederick Winslow Tayor era que Taiichini Ohno (Toyota) tinha como objetivo a fabricação de somente o necessário e o ritmo do trabalho seria calibrado ao número de produção e Frederick Winslow Taylor tinha como objetivo a produção em massa não valorizando e se importando com o ritmo do trabalho. A semelhança entre eles é que ambos utilizam o trabalho manual e a produção é em