Estudo de caso- Oficina mecânica
Em uma oficina mecânica encontram-se equipamentos como soldagem por arco-elétrico, soldagem por oxi-gás (oxi-aceltilênico), torno mecânico universal, furadeira de bancada e uma fresadora.
Num outro ponto da oficina está um botijão de gás butano, um bico de queima, galões com óleo diesel e querosene e um jogo completo de frascos de laboratório próximos a uma grande cuba com torneiras de água fria e quente.
Olhando para o teto, observa-se uma lâmpada de 60w de potência elétrica incandescente pendurada por fios (o que deixa o ambiente mais escuro) e, olhando-se para o chão, repara-se alguns jornais velhos, estopas sujas e uma grande mancha, que, provavelmente, foi ocasionada por um pequeno incêndio.
Com base no que nos foi retratado acima, pede-se:
Avaliar os riscos aos quais os trabalhadores destes locais estão expostos, sugerir melhorias (medidas de controle) para que esses riscos sejam reduzidos.
Desenvolvimento:
Encontramos na descrição do ambiente de trabalho acima, algumas condições ambientais de insegurança. Notemos algum maquinário e produtos que, se não observadas as normas de segurança, tornam o ambiente propenso a riscos físicos, que podem acarretar facilmente acidentes de trabalho e também incidentes.
Quanto ao uso das máquinas presentes no primeiro grupo, a inobservância das normas de segurança, poderia ser um forte desencadeador de acidentes, que poderiam provocar lesões corporais graves, perturbação funcional, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho, lesões por queimaduras, surdez, etc.
Segundo a NR 12 (trata da “Segurança no trabalho em Máquinas e Equipamentos”), o lugar de instalação desse maquinário deveria estar sinalizado e, o local de circulação próximo, demarcado e sempre desobstruído. Outro ponto importante é a observação do espaçamento adequado ao redor das máquinas, a distância entre as mesmas devem estar em conformidade com suas características e aplicações. Além disso, as zonas de