Estudo de Caso - Obesidade
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
ESTUDO DE CASO – OBESIDADE
Trabalho apresentado à disciplina de Comunicação e Educação em Saúde, ministrada pelo professor Lair José Bersch.
Pós-Graduando: LAUDINEI KIELING.
willian ferreira chikazawa
Julio
Entre Rios do Oeste, abril de 2007.
INTRODUÇÃO
A obesidade está se tornando um problema cada vez maior no Mundo, aumentando o número de pessoas obesas a cada ano. A modernidade, a falta de atividades físicas diárias, a alimentação inadequada, o comportamento emocional e os fatores genéticos, são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento da obesidade. A falta de políticas na área da saúde, com a perspectiva, tanto de prevenção como no tratamento da obesidade, aumenta a prevalência no Brasil.
Modelos teóricos de como prevenir e tratar a obesidade já são de conhecimento da comunidade científica, porém há poucos estudos com relatos dessas experiências com humanos, isso porque programas desta natureza necessitam de recursos para viabilização das atividades envolvendo equipes interdisciplinares, com a perspectiva de atendimento a comunidade em geral, seja na escola, nos postos de saúde, nas comunidades de forma geral.
A compreensão da obesidade começa com sua classificação; muitas vezes a expressão “obesa” é empregada erroneamente, isso porque apenas verificar por meio da balança o peso corporal e determinar se está ou não acima do peso não é ideal. Existem várias técnicas para classificar uma pessoa com sobrepeso ou obesidade uma das formas mais simples é baseada no peso e na estatura do avaliado, determinando-se o IMC (Índice de Massa Corporal), utilizado com freqüência em adultos classificando-os com: peso normal (IMC 19-24,5kg/m2), sobrepeso (IMC 25-29 kg/m2) e obesidade (IMC > 30). Já para crianças e jovens estes pontos de