Estudo de caso nestle
PROJETO PROFISSIONAL INTEGRADOR (PPI)
ESTUDO DE CASO:
NESTLÊ DO BRASIL S/A
Nome: Márcia Gonzaga Cintra – RA 40.970 Sandra Martins Silveira de Andrade – RA 40.979 Rosangela Veronez Pedroso – RA 41.043
Área de Concentração:
SÃO PAULO
2011
1. QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA
• 1.1 – Histórico
A história da Nestlé começa na Suíça em 1867, quando Henri Nestlé lançou a Nestlé Farinha Láctea, um alimento nutritivo, especial para crianças, à base de cereais e leite. Em 1905, uniu-se à Anglo-Swiss Condensed Milk Co. que desde 1866 era um importante fabricante de Leite Condensado. Menos de uma década depois já era uma sociedade anônima, que se expandia por meio de fusões e aquisições.
No Brasil, os primeiros registros da presença da Nestlé datam de 1876. Um anúncio no jornal A Província de São Paulo informava sobre a importação e comercialização da Nestlé Farinha Láctea. Porém, foi em 1921 que a empresa iniciou sua produção no Brasil, em Araras, SP. Leite Moça foi o primeiro produto Nestlé a ser fabricado no Brasil. Com o seu sucesso, vários outros produtos foram lançados e, atualmente, são comercializados no território brasileiro cerca de 1,3 mil itens sob a chancela da Nestlé. O Leite Moça é o que detém maior volume de venda.
A Nestlé Brasil, além de produtos para Alimentação e Nutrição
A Nestlé tem o nome de seu fundador, Henri Nestlé, o alemão que inventou a primeira fórmula de alimento infantil, chamada por ele de Farinha Láctea. A partir dessa iniciativa, ocorrida há mais de 130 anos na cidade de Vevey, na Suíça, a Nestlé foi crescendo e se tornou A Empresa Mundial de Alimentos e Nutrição.
1.2 Contexto
A Nestlé tem como estratégia global de negócios aprimorar suas práticas corporativas para gerar valor compartilhado a todos os públicos com os quais se relaciona. Na produção e distribuição, segundo elo da cadeia de valor, a Companhia expressa esse compromisso por meio dos padrões internos de trabalho: