Estudo de caso na estrutura MASP
O estudo de caso foi realizado na empresa TEICON Construções Pré-Moldadas, responsável pela fabricação e montagem de pré-moldados utilizados no Estádio Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, onde se buscou a pratica do controle total de qualidade (TQC), através do gerenciamento de rotina de forma a proporcionar o melhoramento contínuo na empresa.
O objetivo foi à diminuição do número de retrabalhos e consequente diminuição de custos, devido às falhas de concretagem das peças pré-moldadas.
O primeiro passo do trabalho foi a criação de um grupo de solução de problemas (GSP) para analisar os resultados. Com isso buscaram-se as causas através da elaboração de um MASP e padronização dos resultados.
Meta: diminuir a quantidade de peças produzidas com falhas de concretagem em 70%, visando reduzir/eliminar o custo com retrabalhos.
Identificação do problema
Identificação dos problemas mais comuns: falhas de concretagem, fissuras, manchas nas peças concretadas;
Levantamento do histórico dos problemas: os problemas vêm ocorrendo a 02 semanas de forma estável e contínua;
Evidência das perdas existentes e ganhos possíveis: esta representando uma perda diária de aproximadamente R$ 129,51 reais, equivalente a 08 horas de trabalho de 01 pedreiro e
Escolha do problema: falhas de concretagem;
Formar a equipe e definir responsabilidades: a equipe será formada pelo Inspetor de Qualidade (coleta de dados), Engenheiro de Produção (acompanhar a resolução do problema) e Mestre de Obras (verificar a concretagem);
Definir o problema e a meta: peças produzidas com falhas de concretagem, deixando a armação exposta e causando perdas de R$ 129,51 reais diárias.
Observação
Nesta etapa foi utilizado o seguinte banco de dados:
DATA
PEÇAS PRODUZIDAS
PEÇAS COM FALHA DE CONCRETAGEM
5/11/2014
14
4
6/11/2014
13
3
7/11/2014
15
4
8/11/2014
15
5
9/11/2014
14
2
Análise
Realizou-se primeiro um brainstorming