Estudo de Caso Motorola
ETEP Faculdades
09-04-2013
ESTUDO DIRIGIDO
INTRODUÇÃO A ECOMINIA
1997
Crise da Ásia
1 - Como começou (histórico)?
A Crise financeira asiática foi um período de crise financeira que atingiu grande parte da Ásia, tendo começado no verão de 1997 gerando temor de uma crise em escala mundial e contágio financeiro. Essa crise é comumente conhecida como Crise monetária do sudeste asiático.
A crise começou na Tailândia com o colapso financeiro do Thai baht causado pela decisão do governo tailandês de tornar o câmbio flutuante, desatrelando o baht do dólar, após exaustivos esforços para evitar a massiva fuga de capitais em parte devido ao estado. Na época, a Tailândia adquiriu uma enormedívida externa que acabou por deixar o país falido logo após esse colapso monetário. A drástica redução das importações resultante da desvalorização tornou a reabilitação das reservas cambiais impossíveis a longo e médio prazo sem uma audaciosa intervenção internacional. Após o agravamento da situação, a crise se espalhou para o Sudeste Asiático e o Japão, afundando cotações monetárias, desvalorizando mercados de ações, e precipitando adívida privada.
O que parecia ser uma crise regional com o tempo se converteu no que se denominou "a primeira grande crise dos mercados globalizados", de cujos efeitos existe uma grande incerteza sobre a verdadeira magnitude de seu impacto na economia mundial.
2 - Por que começou?
No início da crise, as principais preocupações centravam-se na definição das razões que motivaram a crise e nas medidas que deveriam ser implementadas para superação, nas possibilidades de transferências de problemas sociais e políticos de um país para o outro e no papel a ser desempenhado pela China e pelo Japão.
Inicialmente, detectou-se a percepção regional de que a crise foi muito mais gerada por pressão do sistema internacional, do que decorrente de fragilidades internas.
Nesse sentido, as colocações de Mahathir