estudo de caso mercado de pato
Vários são os fatores, inicialmente e um dos principais é superar a concorrência desproporcional em relação aos grandes supermercados. Além disso, de acordo com as pesquisas do SEBRAE/PB, 2002, aliaram-se as dificuldades a falta de clientes, falta de capital de giro, aumento de inadimplência, falta de créditos, problemas financeiros. Há que se considerar também a presença de custos elevados de aquisição de mercadorias, a falta de profissionalismo na condução dos negócios, a falta de clareza no posicionamento de um mercado extremamente competitivo e o baixo poder de barganha dos fornecedores para negociar preços e prazos mais favoráveis. Pode-se considerar também nas palavras de Aurélio Queiróz de Magalhães (História de Sucesso/SEBRAE, 2004, p. 4) que: “Antes era tudo mais difícil. Não existia comunicação entre os colegas do ramo e cada um trabalhava de forma isolada. As condições de preço das indústrias e de outros fornecedores não eram boas porque o volume de compras era muito pequeno”.
Quais são os fatores essenciais para que as iniciativas de trabalho em grupo como associativismo e cooperativismo dêem resultado positivo e duradouro?
Primeiramente é a percepção de que através dos problemas a serem enfrentados no mercado, com tantos pontos vulneráveis, é a consciência de um esforço e deliberação para a união de forças e esforços na busca de soluções coletivas. Em segundo lugar há que se criar uma cultura empresarial fortemente marcada pela cooperação e confiança, tendo como fator fundamental também o capital social, isto é, a capacidade de pessoas trabalharem juntas em prol de objetivos comuns. A sensibilidade pela necessidade de união deve se fazer presente, que a união proporciona maior