Estudo de caso – lojas renner
Os gestores das lojas Renner procuravam aperfeiçoar os métodos de distribuição de seus produtos, estruturando-os, com o objetivo de facilitar a ampliação de sua rede de lojas em todo o Brasil.
O primeiro passo importante no planejamento da distribuição de seus produtos foi colocar os centros de distribuição em locais próximos aos fornecedores e onde se concentra a maior parte de suas lojas. Isso proporcionou uma redução no tempo de recebimento dos produtos pelos fornecedores e sua distribuição nos pontos de venda. O fato de ter apenas dois grandes centros de distribuição localizados em regiões estratégicas trouxe vantagem também na redução de custos, visto que a manutenção das operações está concentrada em dois lugares apenas, além de trabalhar com o apoio de um centro de distribuição avançado que auxilia na transição dos produtos para as regiões mais distantes, sem trazer maiores custos a organização. Vivemos na era da tecnologia e não é possível almejar crescimento sem utilizá-la. E foi exatamente por colocar a tecnologia em suas operações de logísticas que os gestores das lojas Renner saíram na frente em competitividade. Trabalhar com um portal de relacionamento que permite realizar todo o planejamento das operações como compra, recebimento e distribuição dos produtos certamente fez toda a diferença, colocando a organização a frente das demais. Integrar as áreas responsáveis por cada passo no processo de distribuição dos produtos trouxe mais eficiência às operações, pois cada um que recebia a solicitação já se preparava para realizar o próximo passo sem perder tempo.
No processo de abastecimento dos produtos é necessário garantir a qualidade, e fazer com que ela seja garantida pelos fornecedores, antes do recebimento do produto, também trouxe mais agilidade no processo de distribuição, pois o produto não chegava com defeito ao centro e com isso não era