Estudo de Caso, Linha áreas GOL,
A GOL surgiu da visão do fundador de que o transporte de passageiros apresentava retorno financeiro superior ao de carga, e a oferta de transporte aéreo brasileiro poderia ser incrementada. Segundo a observação realizada o transporte de pessoas seria pago a vista trazendo retorno imediato, o transporte de carga, no entanto, normalmente teria o pagamento à prazo postergando o retorno financeiro. Entrava no mercado de aviação brasileiro uma empresa com o conceito de negócios focado no transporte aéreo de passageiros a baixo custo.
O marco inicial da empresa foi a contratação de profissionais com experiência no mercado e o desenvolvimento do plano estratégico que definia o conceito de negócio e prevendo os elementos necessários em termos de sistemas comercial, de manutenção e operacional. A condução do plano foi realizada pela equipe responsável que realizou benchmark com outras empresas aéreas “low cost” com destaque no desempenho. A idéia de empresas Low Cost, Low Fare (custo baixo, tarifa baixa) já havia demonstrado seu excelente potencial em países como EUA, Austrália e na Europa.
A comparação entre empresas envolveu aspectos como número de funcionários em relação à volume de aeronaves nas empresas respectivamente modelo de empresa Low Cost (americana Southwest) e líder de mercado no Brasil (VARIG). A americana Southwest Airlines serviu como parâmetro para os estudos de viabilidade e planejamento estratégico. O desenvolvimento do projeto partiu de uma idéia já elaborada