Estudo De Caso Leo
A Metal Ferreira SA é uma empresa no ramo Metalúrgico que tem a proposta de fornecer produtos de alta qualidade através de constantes pesquisas e controles durante o processo de fabricação, utilizando sempre materiais de primeira linha e de acordo com a finalidade a que se destinam, sendo submetidos a um rigoroso processo de proteção e acabamento.
Os principais produtos da empresa:
· Parafusos;
· Chapas de Aço;
· Tubos de aço e perfis metálicos.
Pensando e expandir sua atuação para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), a Metal Ferreira SA está instalando um CD (Centro de Distribuição) em Campinas próximo ao aeroporto de Viracopos, e contratou sua equipe para auxiliá-los em algumas decisões estratégicas para este novo armazém. Para tanto vocês deverão levar em consideração apenas um dos elementos de armazenagem:
Equipamentos de armazenagem e movimentação, e definir:
1. Quais os equipamentos de armazenagem mais viável para esta empresa.
PARAFUSOS
O equipamento mais viável para a armazenagem dos parafusos são caixas plásticas empilháveis conhecidos como bins, que podem ser em conjunto com a estante de ferro, para alocar as caixas plásticas.
Podem ser utilizadas para a armazenagem de pequenas peças e empilhadas em estantes.
Pontos fortes
Podem ser empilhados sem afetar o produto; baixo custo e ocupam pouco espaço.
Pontos fracos
Quando as caixas estão cheias não é possível empilha-las, pois o fundo não terá o apoio da outra caixa; não suporta grandes fluxos.
CHAPAS DE AÇO
O equipamento mais viável para o armazenamento de chapas de aço são os paletes de madeira, que são utilizados para transporte, recebimento de materiais e carregamento de caminhões.
Pontos fortes
Podem ser utilizados repetitivamente; movimentação de grande volume; fácil movimentação e estocagem.
Pontos fracos
A umidade não deve passar de 20%, para que não perca os paletes; vida útil menor e menos resistente.
TUBOS DE AÇO E