Estudo de caso infosys
O estudo de caso em questão apresenta um breve resumo do surgimento e trajetória da empresa de software indiana “Infosys”. O empreendimento que começou a partir da ideia e espírito empreendedor de sete indianos pertencentes à classe média, passou de uma pequena empresa que fornecia funcionários para a prestação de serviços em outros países tais como a TCS e Wipro na Índia, passando para o rol de firmas maiores como a Accenture e a IBM, fornecendo serviços locais.
Alinhada com essa mudança de contexto e posicionamento, uma reformulação dos processos referentes aos recursos humanos da organização tornou-se necessária. E é nesse ponto que se concentra a análise subsequente. Primeiramente, antes de se dividir a crítica em 3 cenários diferentes (recrutamento, seleção e remuneração) faz-se necessário um breve histórico da postura da empresa perante seus funcionários durante o período em questão. Desde a fundação da Infosys em 1981, os fundadores sempre tentaram garantir que a firma fosse a Melhor Empregadora ou a Empregadora da Escolha para funcionários em potencial. Porém em 2003, o nível de satisfação (antes atingindo altos níveis) era gravemente preocupante.
O primeiro sinal de insatisfação ligado a remuneração se deu quando a Infosys foi obrigada a alterar o preço de compra de suas ações pelos seus funcionários. Essa questão se enquadra na remuneração variável, mais especificamente nos Incentivos de longo prazo (ILP). Tendo em vista que o ILP tem como objetivo reter o colaborador na organização, e provocar neste uma sensação de pertencimento à organização, deveria ter sido feito um estudo prévio sobre os possíveis efeitos que as forças externas à organização poderiam causar sobre ele.