Estudo de caso - habib's
O Habib's é a uma rede brasileira de fast-food, especializada em comida árabe, que conta com mais de 350 restaurantes espalhados pelo Brasil.
Com o crescimento da rede o cardápio, a empresa se diversificou e hoje conta com mais de sessenta itens, desde sanduíches até sorvetes, adequando-se a cultura paulistana.
O restaurante de comidas típicas árabes surgiu na cidade de São Paulo. Seu fundador, Antônio Alberto Saraiva, um empresário luso-brasileiro nascido em Portugal, iniciou essa historia em 1988 com uma loja na Rua Cerro Corá, na cidade de São Paulo. Como o mais velho de três filhos, Saraiva teve que sustentar a família e assumiu a padaria da família, assim que seu pai faleceu, durante o que ele descreve como "o momento mais difícil da minha vida". "Nessa padaria, aprendi a ser um empresário", disse ele, em entrevista com a BBC. O restaurante brasileiro de comidas árabes hoje é mundialmente conhecido. O Habib's é presente em quase todo território nacional, sendo o maior fast-food árabe do mundo e a primeira maior rede de fast-food autenticamente brasileira.
A rede de jornalismo americana BBC News chegou a publicar informações sobre o Habib’s. Em nota, publicou que a rede de fast-food deu ao Brasil gosto de Arábia. Na época que Alberto estava abrindo a primeira unidade da rede, notou que os restaurantes árabes no Brasil não eram destinados a maioria da população e então identificou um nicho de mercado. Seu foco não era o público árabe, mas sim a população em geral que apreciam comida de boa qualidade e servida rapidamente. Alberto fundou 16 lojas antes de começar a oferecer oportunidades de franquias, em 1992.
A Bib’sfiha é o carro chefe e o produto mais popular da rede, custando apenas R$ 0,56 (cinquenta e seis centavos). O Habib’s vende cinquenta milhões de esfihas por mês.
Seu concorrente indireto e líder absoluto no segmento de restaurantes de serviço rápido, com produtos de reconhecida qualidade, o McDonald's é hoje uma das melhores