Estudo de caso grupo martins
ESTUDO DE CASO
MARTINS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
1. O ambiente de negócios de um atacadista é extremamente complexo e deve funcionar de maneira harmônica para que nenhum prazo seja perdido, nenhuma entrega esquecida e a qualidade do serviço continue sempre alta. O surgimento dos sistemas de informação dentro desse ambiente está diretamente relacionado com tais premissas, ou seja, esse surgimento está atrelado a facilitação e otimização dos processos, aumentando ou mantendo a qualidade de serviço da empresa durante o tempo. No caso Martins, os sistemas de informação aparecem exatamente com essas atribuições, integrando e otimizando os processos para melhorar a qualidade do serviço.
2. Sendo o conceito de Sistemas de Informação: um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização, podemos notar no vídeo que o Martins tem um integração exemplar de seus sistemas de informação, começando com o representante visitando o cliente, coletando as informações necessárias e prontamente montando o pedido que será direcionado automaticamente para uma central para ser processado, todas essas informações são destinadas às pessoas responsáveis. É necessário ressaltar que essas informações também são disponibilizadas para gerentes e diretores em forma de relatórios para controles e análises posteriores. No caso Martins, pode-se notar então que os Sistemas de Informação são bem integrados, funcionais e em tempo real para a manutenção e melhoria da qualidade do serviço prestado.
3. Os Gerentes do Martins não precisam ser "experts" em todas as funcionalidades dos sistemas integrados do Martins, mas precisam estar aptos a interpretar e analisar os dados provenientes desses sistemas para uma excelente tomada de decisão ou até mesmo para planejamento.
4. Como o Martins é uma empresa familiar e muito