Estudo de Caso Graciliano Ramos
Discente: Manuela Pereira Sampaio de Souza
1. Identifique, na atuação de Graciliano, quais as funções da administração ele desempenhou? Quais você considera que poderiam ser melhoradas? Justifique.
R- Ao observar as atitudes de Graciliano como Gestor da cidade de Palmeira dos Índios, notam-se certas funções administrativas, como o planejamento. O qual é percebido com seus projetos para a cidade, seus objetivos de tornar uma cidade limpa, com educação de qualidade e com código de postura. A organização também está presente em sua gestão, este designou pessoas responsáveis para que seus objetivos venham ser cumpridos. Um exemplo disso é no caso do fiscal que foi advertido por não recolher os animais de seu pai que estavam soltos na rua. Graciliano, no entanto, precisava melhorar sua liderança e controle, ele não motivava seus colaboradores a aderirem suas metas ou a prosseguirem com seus objetivos, já que seu vice desistiu de continuar e seu vereador não concordava com suas leis, Graciliano precisava mostrar a necessidade de suas metas ao povo e aos seus colaboradores para que esses fossem discípulos seus, por fim, ele não possuiu a função mais importante de todas que é o controle, este teve medo e preferiu renunciar seu cargo por conta da crise mundial e por dificuldades de realizar seus planos.
2. Quais habilidades do administrador podemos identificar no Perfil de Graciliano? Quais ele poderia desenvolver melhor? Por quê?
R- Sabe-se que existem três habilidades primordiais para um administrador. São elas as conceituais, humanas e técnicas. Devido ao nível administrativo em que Graciliano se encontrava o qual era o Institucional, ele precisaria ter extremo domínio em duas habilidades específicas, as conceituais e humanas.
Graciliano dominava facilmente sua habilidade conceitual, já