Estudo de caso gol
O modelo de negócio que a gol utilizou para entrar no setor de aviação civil no Brasil foi o modelo low cost, low fare (baixo custo e baixa tarifa). Utilizando os baixos custos com funcionários, aeronave. Baixando com isso o preço das tarifas.
Missão:
· Realizar vôos domésticos.
· Reduzir os gastos com serviços de bordo aumentar a produtividade por avião; diminuindo o tempo que os aparelhos. Permanecem no solo.
· Ter uma frota homogêneo e economia reduzindo despesas com manutenção e combustível.
· Utilizar aeroportos regionais médios onde as taxas cobradas das empresas são menores.
Visão:
· É montar uma companhia área com preço mais acessível à população diminuindo os custos por passageiro.
Análise SWOT:
Enfraquecimento da concorrência era uma boa oportunidade para o lançamento de uma nova companhia de aviação. A idéia era de estabelecer uma companhia de baixas tarifas para atender as demandas das classes mais baixas.
Segundo a tipologia de Michael Porter, qual é a estratégia de negocio é continuar inovando buscando novas tecnologias mantendo uma frota moderna e elevando sua estratégia para reduzir preços.
As estratégias usadas pela Gol contribuíram para seu elevado crescimento utilizando a estratégia de marketing: vendo passagem pela internet com 81% em 2005. Estratégia de mercado; aumentar a quantidade de vôos, diminuir a tempo das aeronaves paradas, com isso aumentando o numero de vôos, estratégia financeira; diminuir os gastos com combustível, alimentação, manutenção eliminação da vip.
Utilizando a matriz BCG e a matriz GE /McKinsey, qual é posição ocupada pela Gol, no inicio das operações e atualmente, no portofólio de negócios da holding áurea? E qual é a posição das empresas de ônibus?
A Gol iniciou suas atividades no dia 15 de janeiro de 2001. A média de ocupação no primeiro dia foi de apenas 32%, mas cresceu gradativamente e atingiu 70% apenas um ano depois. Hoje a Gol tem vantagem sobre as concorrentes por