Estudo de caso globo
A estrutura organizacional do Grupo Globo se constitui de um grupo integrado de diversas empresas que atuam em diferentes setores, as atividades da Organização, são separadas em divisões independentes, compostas por várias empresas. A adoção deste modelo estrutural visa melhorar a departamentalização e a divisão das atividades, facilitando a coordenação por parte da alta administração, uma vez que o controle de uma estrutura deste porte é difícil, e facilmente, poderia tornar-se altamente burocratizado caso o processo decisório ficasse nas mãos de uma única pessoa.
2) Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócios? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.
O modelo apresentado de departamentalização visa reduzir a lentidão dos procedimentos organizacionais e facilitar a coordenação por parte da alta administração.
3) Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciaram a estrutura organizacional do Grupo Globo? Dentre as principais variáveis contingenciais que influenciaram a estrutura do Grupo Globo, podemos destacar no ambiente interno o tamanho da organização, a dificuldade no controle da organização pela sua dimensão, o emperramento dos processos decisórios por causa da sua hierarquização, o “inchaço” do corpo administrativo, assim como os erros cometidos por ele. No ambiente externo, podemos destacar como principal variável as mudanças que ocorreram no setor de mídia e comunicação, como o desenvolvimento de novos meios de acesso a informação e principalmente a difusão da internet.
4) Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?
Com a nova gestão de Reichstul, apesar de haver grande poder nas mãos da alta gerência, houve