Estudo de caso globo 5-6
O principal problema que podemos citar foi o endividamento em moeda estrangeira. Aliado a decisões estratégicas equivocadas e uma mudança abrupta no mercado, o grupo teve prejuízos inimagináveis. A aposta no crescimento e estabilidade do setor nacional fez com que o investimento em modernas tecnologias de produção e veiculação gerasse uma dívida em moeda estrangeira que depois se tornaria mais contundente devido à desvalorização do Real. Com a era digital, e o crescimento desenfreado da internet, revistas e jornais do mundo todo, inclusive das organizações Globo sofreram um baque significativo, diminuindo receita e causando prejuízos em alguns setores. O grupo não possuía uma estratégia adequada para guiar seus negócios em meio às mudanças tão gritantes que ocorreram no setor de comunicação na década de 90 e início dos anos 2000.
6. Com que objetivo foi posto em prática o plano de reestruturação da Globopar? Qual foi o papel de Reichsul nesse processo de reorganização?
Teve como principal objetivo a amenização do impacto negativo que as dívidas estavam causando à organização. Adotando uma política de renegociação das dívidas e reformulação do modelo organizacional este plano de reestruturação deu certo e conseguiu alavancar o crescimento desta organização que controla as participações da família Marinho em outros negócios. Henri Reichsul, ex presidente da PETROBRAS, que tinha sua imagem arranhada devido ao maior desastre daquela organização, ocorrido em 2001 com a destruição da plataforma P36, foi contratado para comandar o processo de reestruturação da Globopar. O objetivo principal era alongar ao máximo todas as dívidas à curto prazo da Globo Cabo que atingia valores superiores a 600 milhões de reais. Reichsul assumiu a função com o objetivo de amenizar primeiramente e depois resolver os problemas financeiros e administrativos da empresa, e foi bem sucedido em sua