Estudo de Caso Gillete
André bernard
Marco Baumann
Douglas Kazumi
Estudo de caso GilletteTM – CAD5146
Email do prof: rrudimar@hotmail.com
1. Condições:
No segmento de aparelhos de barbear a GilletteTM sempre investe cada vez mais em marketing procurando produtos inovadores de alta qualidade aumentando seu espaço no mercado mundial. Novos modelos como o Mach3 Turbo Sensitive estão dominando o o mercado, conquistando o posto de monopólio mundial no setor.
No segmento de Toaletes e cosméticos os investimentos eram mais focados em produtos masculinos porém, hoje, atendendo também ao público feminino. Não é o setor de maior lucro para empresa, com grande concorrência. O marketing em cima da marca GilletteTM não é focado para esse segmento. Apenas desodorantes e loções de barbear ganharam detaque no mercado.
Apesar da competição intensa, a Gillete vem fortalecendo sua posição como líder mundial nos negócio de produtos de escrever e produtos corretivos. Mantém forte posição em níveis de preços, canais de distribuição e áreas geográficas.
O segmento Braun obteve um desempenho recorde em 1996, mantendo uma tendência de crescimento em faturamento e lucro. O crescimento desse segmento foi impulsionado pela forte demanda dos produtos de tratamento oral e dos termômetros infravermelhos, onde hoje mantem-se valorizados os produtos para profilaxia.
A Oral-B segue a mesma tendência do segmento da Braun.
O segmento de pilhas e baterias com a Duracell representa grande parte do faturamento da empresa. Desde sua insersão no mercado, os produtos obtiveram grande sucesso com uma estratégia focada no melhor desempenho e durabilidade, conquistando o posto número um no setor.
Posíveis áreas de expansão de mercado seriam outras partes do mundo masculino atual, como escritório, automobilismo, esportes… A criação de produtos voltados para a saúde masculina mas também ligados à esses três mundos.
O fato de certos produtos serem descontinuados, como exemplo do modelo