Estudo de caso - gestão de pessoas
O Colaborador Marcos Silva foi promovido para o cargo de Gerente de Projetos da empresa CASSO CONSULTORIA LTDA, por ser uma pessoa compromissada, proativa, inovadora, que tem visão de futuro, apresentar várias características de liderança além de ter profundo conhecimento de sua área de trabalho. Está sempre buscando qualificações profissionais, e já apresentou vários projetos de melhoria para empresa.
Após alguns meses na nova função o Sr. Marco recebe um novo colaborador par sua equipe, o Sr. José, que veio para o setor recomendado pelo Diretor Geral; Sr. José tinha pouco conhecimento teórico e prática nenhuma na área de projetos. Passados os três primeiros meses, Sr. José provoca um conflito com um dos membros mais antigo da equipe, o Sr.Rodrigo, e por este motivo o Sr. Rodrigo pede ao Gerente para ser transferido de setor, pois já não suportava mais trabalhar com o Sr. José.
Comente:
- Você considera o Sr. Marcos uma Pessoa empreendedora? Por que?
Sim, considero o Sr. Marcos uma pessoa empreendedora com base nas qualificações profissionais, citadas no primeiro parágrafo do estudo de caso, comparadas com o significado da palavra empreendedorismo. De acordo com pesquisa realizada no site http://www.significados.com.br/empreendedorismo/: empreendedorismo significa criar empresas ou produtos novos, agregar valor, é saber identificar oportunidades e transformá-las em negócio lucrativo.
- Se fosse você o gestor, ao receber um colaborador nas condição do Sr. José, que atitude tomaria?
É uma situação delicada por envolver a designação direta do Diretor Geral.
Em um primeiro momento, acompanharia de perto o desempenho do Sr. José por meio de Pontos de Controle Periódicos, momento para orientar, observar e escutar, desta forma teria uma percepção mais clara das aspirações, competências e pontos a desenvolver do Sr. José, se fosse necessário investiria em treinamentos.
Os pontos de controle serviriam de base