Estudo De Caso Gerentes X Profissionais De RH
Administração
Disciplina: Gestão de Pessoas
Professor:
José Carlos Vinhais
Trabalho:
Estudo de Caso – Gerentes x Profissionais de RH
Fonte:
Chiavenato, ldalberto; Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas
Organizações; 3ª Edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
ESTUDO DE CASO
A Sands Corporation - empresa americana de porte médio de equipamentos especializados de computação para automóveis - trabalha como subcontratada para montadoras de automóveis e empresas fornecedoras de produtos militares. Antes, a Sands tinha 130 funcionários e o seu Departamento de Pessoal
(DP) tinha um diretor e um funcionário. O DP era responsável pelos arquivos de pessoal, recrutamento nos jornais conforme as requisições dos gerentes, atendimento aos candidatos, pagamento de salários ao pessoal e tarefas burocráticas. Em paralelo, os gerentes de linha eram responsáveis pelos assuntos de pessoal, como quem admitir, quem promover, quem desligar e quem treinar.
Hoje, a Sands emprega 700 funcionários. O antigo DP tornou-se Departamento de RH com um diretor, três especialistas com nível universitário (em seleção, remuneração e treinamento), além de quatro assistentes de pessoal. A direção da Sands acredita que um DRH forte, com um staff qualificado, pode fazer um trabalho melhor do que os gerentes de linha, evitando que estes criem problemas legais custosos à companhia. A Sands optou pela centralização do DRH, porque um concorrente perdeu USS5 milhões com uma ação judicial trabalhista. Isso levou a Sands a atribuir novas responsabilidades básicas ao DRH, como:
1. Admissões. O DRH aprova todas as solicitações, aplica testes e entrevista candidatos. Os gerentes de linha recebem uma lista limitada de candidatos (não mais do que três) por posição para que possam fazer a escolha final.
2. Diversidade da força de trabalho. Cabe ao DRH assegurar que a composição da força de trabalho da Sands mantenha certa diversidade de pessoal.
3. Remuneração. O DRH estabelece os