Estudo de Caso Ge-Celma
A GE Celma é uma empresa global renomada na área de turbinas aeronáuticas, e tem em destaque o Prêmio Gestão com pessoas Luiz Carlos Campos em 2008. A direção da empresa tem um papel fundamental no planejamento da mesma, em parceria com os líderes, a Gestão de Pessoas traça objetivos e define estratégias que apoiam o crescimento da empresa, envolvendo todos os níveis hierárquicos e contemplando todos os colaboradores.
Em 2001, devido ao atentado terrorista nos Estados Unidos, a empresa sofreu um forte impacto, passando por uma crise e sendo forçada a demitir cerca de 1.200 funcionários. Após esta crise, a GE Celma criou um forte plano de crescimento, duplicando a capacidade produtiva em 2007 e 2011.
O papel do RH foi fundamental para o recrutamento e seleção dos novos candidatos que a empresa admitiu.A GE Celma preferencia o Recrutamento Interno, buscando através de cartazes e e-mails corporativos atrair à suas vagas candidatos que já fazem parte do quadro pessoal da empresa. No uso do Recrutamento Externo, a GE Celma busca candidatos que não possuam nenhum vínculo com a empresa, inovando assim o seu quadro pessoal. Aempresa disponibiliza em seu site um link onde o candidato pode cadastrar seu currículo, o processo de seleção varia de acordo com o cargo, os candidatos são entrevistados pelo RH (Recursos Humanos) e pela área requisitante, são utilizadas dinâmicas em grupo e testes de conhecimento, para vagas operacionais a empresa investe em cursos de formação técnica em parceria com o Senai.
A filosofia de Remuneração e Benefícios da GE Celma estabelece diretrizes e regras para o enquadramento dos cargos e remuneração das pessoas, revisando anualmente a evolução do desempenho e desenvolvimento