Estudo de caso galba veloso
Escola de Enfermagem
Departamento de Enfermagem Aplicada
Estudo de caso: Hospital Galba Veloso
Belo Horizonte
2012
Estudo de caso: Hospital Galba Veloso
Trabalho apresentado à disciplina Enfermagem Psiquiátrica do curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
Prof: Edson Pereira
Belo Horizonte
2012
1. Introdução
1.1 Contextualização da instituição onde se realiza o ensino clínico
O Galba Veloso é um hospital da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais que recebe pacientes em crise até a sua estabilização psíquica.
O paciente pode chegar ao serviço por demanda espontânea, via SAMU, Polícia Militar ou referenciado por algum serviço, geralmente são atendidos pacientes do interior de Minas. Os pacientes de Belo Horizonte têm como serviço de referência a saúde mental os CERSAM e o município de Betim possuí serviço próprio, mas na prática ainda são atendidos pacientes desses municípios.
Após a entrada o paciente é avaliado por um psiquiatra onde é verificado se o mesmo deverá ficar na observação ou se deverá ser internado, o objetivo é que o paciente fique internado por menor tempo possível, mas isso é variável, pois depende da estabilização do quadro do paciente. Atualmente o hospital conta com mais de cem leitos, mas a demanda ainda supera a oferta.
Um fato importante a destacar e que marcou nosso estágio foi perceber a visão antimanicomial do hospital e como há uma tentativa de reintegração dos pacientes junto à família e a sociedade. Foi possível acompanhar três casos de pacientes que estão há muito tempo na instituição e há uma articulação dos profissionais do Galba com os órgãos competentes na tentativa de conseguir reinserir esses pacientes na sociedade, o que é algo muito complexo, demorado e que requer bom senso.Outro ponto importante é que esses pacientes são informados sempre que possível e participam de todo processo não ficam portanto