Estudo de caso fluxo de caixas
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Millena Fernandes
Trabalho da disciplina Matemática Financeira
Rio de Janeiro
2014
Demonstração de Fluxo de Caixa: três exemplos
HERTENSTEIN et al. Demonstração de Fluxo de Caixa: três exemplos. Harvard Business School. Novembro, 1998.
O estudo de caso de Julie H Hertenstein e William J Bruns jr, conta a saga de John Stacey, engenheiro de vendas da empresa Aldhus Corporation que devido a um atraso de voo, havia perdido sua aula de contabilidade do MBA, cujo o tema seria demonstração do fluxo de caixa.
Apesar de ter recebido o resumo da matéria de um colega de classe, John permaneceu com muitas dúvidas, recorrendo à ajuda de Lucille Barnes, controller assistente da empresa em que trabalham, que se prontificou em explicar o assunto em uma reunião presencial.
Durante o encontro Lucille entregou três demonstrações de fluxo de caixa de empresas de alta tecnologia. Para o alivio de John, ao invés de exigir dele uma explanação do seu conhecimento do assunto, a mesma começou a explicar o funcionamento de cada fluxo.
Lucille fez questão de ressaltar a importância da demonstração do fluxo de caixa para uma empresa, pois é capaz de espelhar a real situação de uma companhia, sendo por vezes mais eficaz que o balanço patrimonial ou demonstração de resultados.
A partir de questões chaves, John pode começar a desvendar o universo do fluxo de caixa dentro dos estudos de casos propostos por sua colega de trabalho, partindo de três grandes partes: atividades operacionais, de investimento e financiamento.
As atividades operacionais representam as entradas e saídas relacionadas as linhas básicas da empresa (entrada de dinheiro pela venda de bens e serviços, saídas de caixas para compra de estoque e pagamento de salários, etc.).
Para facilitar o atendimento, foi feita uma analogia das atividades operacionais como o