Estudo de Caso Fixa Bem - Babok
1. Coloque-se como um Analista de Negócios atuando na FixaBem Auto-adesivos e sua primeira tarefa é obter o entendimento de como esta empresa funciona. Descreva o que você faria para obter o entendimento apresentado no texto que você acabou de ler.
R: Como analista de negócios, observo como de extrema importância, ter conhecimento sobre a estrutura da empresa e a sua atuação. Para ter como base, para melhor comunicação com os stakeholders, buscando um bom entendimento dos negócios e as das exigências corporativas para que eu possa recomendar soluções. Podendo ser uma visita pelos setores da empresa e por meio de reuniões com as partes interessadas. Desta forma, estarei valorizando a comunicação de forma contínua e harmoniosa.
2. Cite quais são os principais falhas que você identificou nas atividades e na forma de operação da FixaBem Auto-adesivos, isto é, quais são os grandes dificultadores (pontos de fragilidade que podem ou que comprometem a melhor eficiência empresarial possível) que a FixaBem apresenta no seu cenário/operações de atividades.
R: Durante a leitura, identifiquei primeiramente a falha cultural na empresa. Esta falha compromete todo o fluxo de negócio da organização, onde o Diretor-Presidente e Diretores participam de quase todas as decisões das suas áreas, tornando as responsabilidades e poder de decisões bastante ‘engessados’ dos seus subordinados. E estes são influenciados indiretamente nos seus departamentos, como consequências acontecendo atropelamentos dos seus processos de trabalhos e decisões por conta das ações dos seus próprios diretores. Estes tipos de situação fogem do propósito de todas as funções e tarefas não bem definidas e também acúmulos de tarefas.
Conforme exposto as situações acima, concluo como uma reação em cadeia os diversos problemas que identifiquei, como suas consequências.
A Empresa não possui maturidade administrativa, sempre atuando de forma reativa e não de forma preventiva, numa situação