Estudo de caso - Filme Eron
Gênero: Documentário
Direção: Alex Gibney
Ano de produção: 2005
País de produção: Estados Unidos
Duração: 109 minutos
É um estudo sobre um dos maiores escândalos econômico dos EUA. O documentário discorre sobre a ERON fundação, falência e principais executivos: John Cliff Baxter, funcionário que em 25/02/2002, por desespero provocado pela falência da ERON, e suicida.
Kennet lay, fundador e ex- presidente da ERON. Inteligente e ganancioso economista, de forte influencia política e maior beneficiado com o caso.
.
Lou Pai diretor comercial, responsável pelo setor de vendas, meio ausente na empresa realizava negócios em boates e deixava ali muito dinheiro.
Jeffrey Skilling, administrador e consultor de Lay há muito tempo. Responsável por fazer da ERON a maior empresa EUA na década de 90 era a maior compradora de energia. Cercou-se dos melhores profissionais do mercado. Criou as estratégias que foram do crescimento a falência manipulava informações e pessoas para fortalecimento da marca ERON. Termina preso.
Andy Fastow diretor financeiro responsável por camuflar fraudes, acreditava que as ações da ERON nunca cairiam na bolsa e negociava dando-as como garantia de investimentos e empréstimos. Renuncia ao cargo assim que percebe a gravidade dos fatos e ante da falência.
Fundada em 1985 Ken Lay. Em 1987 se vê envolvido em escândalo de fraude, mas consegue reverter o quadro sem ser punido. Na década de 90 ERON tem um crescimento continuo durante anos chegando a ser a maior empresa americana, com as mais valorizadas ações e Wall Stree. Mas ao se aproximar o ano 2000 investe em comercialização de banda larga o que não da certo e a ERON vê a queda das ações. É quando Skilling foca novamente do setor energético porem na Califórnia onde não era regulamentada e poderia usar de seus meios escusos para gerar lucro. O que não e aceito pelo governo e pela população, pois se veem envolvendo com risco de vida,