Estudo de caso experiência x educação formal
A falta de autoridade dos filhos, Sergio e Alberto, nos setores que atuavam (marketing e finanças) atrelada com a soberania do pai nas decisões da empresa, obrigou o mesmo a passar por cima das atribuições dos filhos quando em situação de mercado, bastante competitivo, Ricardo procurou financiamento para grandes investimentos. Este fator deixou a empresa em situação financeira muito delicada o que levou ao conflito de idéias que acarretaram na crise financeira.
2. QUEM DEVE MANDAR NA EMPRESA?
Quem deve mandar na empresa é o pai, pois o mesmo é o fundador da empresa e detêm o poder de decisão majoritário, porém deve haver um núcleo de gerência formado por Sergio e Alberto (filhos de Ricardo) que por sua vez formariam uma espécie de conselho .
3. QUAL O PESO RELATIVO DA EXPERIÊNCIA E DA EDUCAÇÃO FORMAL, NO PROCESSO DE ADMINISTRAR A EMPRESA?
A experiência de Ricardo além de ser importante para o relacionamento interpessoal da empresa com outras empresas, clientes e fornecedores, contribui, também, para facilitar o acesso à fontes de inovação, estimulando a visão de novas oportunidades .
Já a educação de Sérgio e Alberto é o meio pelo qual a empresa deve se aliar para enfrentar as novas condições econômicas através de uma nova interpretação da realidade que mudou com a chegada da globalização.
4. VOCÊ ACHA QUE O CONSULTOR É NECESSÁRIO? QUE PAPEL ELE TERIA? COMO VOCÊ CONVENCERIA RICARDO DE SUA NECESSIDADE?
O consultor seria necessário pois ele forneceria consultas técnicas e pareceres a respeito das dificuldades que a empresa de Ricardo estava enfrentando com o mercado competitivo. Isso ajudaria a empresa de Ricardo na tomada de decisões futuras.
Uma maneira de convencer Ricardo das necessidades de um consultor seria apontando experiências de outras empresas que utilizam da mão de obra deste profissional para ter uma melhor visão de mercado e tomada de decisões.
5. QUAIS AS