Estudo de caso erp
Conceito
Um sistema de informação é um tipo especializado de sistema e pode ser definido por diversas formas distintas. (STAIR e REYNOLDS, 2006).
O sistema de informação pode ser definido como um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada – captação de dados básicos, ou até então brutos), manipulam (processamento – transformação dos dados e informações brutas em saídas úteis, atribuindo sentido e direção aos mesmos) e disseminam (saída – conversão dos dados e informações já úteis no processo anterior em forma de documentos e relatórios designados a uma função em específico) dados e informações e oferecem um mecanismo de realimentação para atingir um objetivo em comum. A realimentação é definida como a saída utilizada para alterar a entrada ou as atividades em processamento.
Em específico, informações são dados tratados, ou seja, é o processo de processamento de dados de modo a gerar significado concreto, útil na tomada de decisões e afirmações. Enquanto isso, dados são códigos que constituem a matéria-prima da informação. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não são aptos a transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.
O sistema de informações é um fator decisivo na gestão por ser um recurso importante e indispensável tanto no contexto interno como no relacionamento com o exterior. Quanto mais viável, oportuna e exaustiva suas informações, mais coesa será a empresa e maior será o seu potencial de resposta às solicitações da concorrência. Alcançar este objetivo depende, em grande parte, do reconhecimento da importância das informações e do aproveitamento das oportunidades oferecidas pela tecnologia para orientarem os problemas enraizados da informação.
A clareza, precisão, agilidade e acesso às informações e a capacidade de, a partir desta, extrair e aplicar conhecimentos são vitais para o aumento da capacidade concorrência e o