Estudo de Caso empresa Xtox
1154 palavras
5 páginas
1. Tópicos de PesquisaO texto “Será que haverá um futuro para a XTOX?” traz o caso de uma empresa que está passando por uma grande crise financeira e que teve como decisão do conselho de administração nomear como presidente nesta fase difícil, uma funcionária com cerca de 25 anos de casa – Ana Maria. Ana Maria aceitou o cargo com sentimentos controversos devido à situação que a empresa se encontrava, mas mesmo assim resolveu encarar este desafio, pois tinha um grande sentimento de lealdade para com a XTOX.
Ana Maria por não ter experiência alguma com qualquer cargo de presidência e já se deparar de cara com uma situação crítica, saiu-se muito bem. Conseguiu o apoio e conseguiu motivar os funcionários e não considerava a opção a opção de falência. Seu modelo de liderança mostrou-se eficiente, mas em alguns casos, apenas um bom líder determinado não é suficiente para reerguer uma empresa que está à beira da falência.
Diante deste cenário, foi realizada uma pesquisa no âmbito da biblioteca em livros e sites que abordassem tópicos relacionados à falência de empresas, estratégias para recuperação de empresas em crise financeira e a reinserção de uma empresa no mercado. O objetivo foi entender se ainda seria possível uma recuperação da XTOX e quais deveriam ser os próximos passos.
2. Conceitos Relevantes
Segundo Thompson e Strickland (2000), muitas empresas operam em indústrias onde a demanda está declinando ou crescendo a uma taxa menor que a média da economia. Porém, a demanda estagnada por si não é o bastante para eliminar a atratividade de uma indústria.
Segundo Madeira (2003), a falência empresarial é resultado de um longo processo de declínio organizacional que ocorre ao fim de quatro fases conforme representadas pela figura 1.
Figura 1: Fases do Declínio Organizacional (MADEIRA, 2003)
Neste contexto é postulado que o desenvolvimento do declínio é causado primeiramente por fatores ambientes, operacionais e estratégicos que