Estudo de caso empresa veneza
Em 30 de abril de 1953, foi fundada a Cooperativa de laticínios de Nova Venécia, No norte do
Espírito Santo. Sua Principal atividade é a indústria de laticínios, queijos, manteiga, requeijão em outros; A marca VENEZA surgiu em 1972,em homenagem aos fundadores de nova venécia.A marca foi registrada para identificar os produtos da cooperativa,tornando-se conhecida de todos e presente em varias regiões do País.
*Visão Geral
Este trabalho Tem o Objetivo demonstrar como a sazonalidade na aquisição de matéria Prima Principal do processo Produtivo (Leite) e mostrar os impactos financeiros em uma indústria de produtos de laticínios, com a capacidade de receber e industrializar até 120.000 litros de leite por dia. A empresa esta instalada No norte do estado no município de nova venécia,ES, numa área de 8.457,31m². Possui uma Estação de tratamento de Água (ETA) Com capacidade para Processar 30 m³/hs ;Possui uma frota de 30 caminhões e também contrata serviço de terceiros,dependendo da necessidade e do período(safra ou entressafra).
Atualmente conta com mais de 2,4 mil clientes. espalhados pelo espírito santo,Bahia,São Paulo,Rio de Janeiro ,Pará entre outros, e receita anual de R$39 milhões. A Veneza é a sétima indústria de alimentos do Espírito Santo, segundo o ranking da federação das indústrias do estado espírito santo (FINDES) de 2008
*Relato do Problema
A sazonalidade é atualmente o maior problema na cadeia produtiva do leite. Todos os anos, a falta de chuvas no período entre maio e outubro resulta na diminuição da produção e, conseqüentemente, da captação de leite pela Veneza, afetando o desenvolvimento da região. Porém, a queda na produção não se deve apenas a questões ambientais e climáticas, mas também a problemas de gestão com a ausência de planejamento, investimentos em alimentação e a genética na maioria das propriedades.
*SOLUCÕES DE PROBLEMAS
E para auxiliar os produtores na resolução desses Problemas que a cooperativa está