Estudo de caso - empresa orion
Para que uma empresa se mantenha lucrativa e sólida é primordial que tenha excelência na prestação de seus serviços e qualidade no atendimento. Uma organização que não consegue gerir bem seus recursos sejam eles físicos, financeiros, humanos ou mercadológicos, de modo a alcançar a satisfação total de seus clientes, está sujeita a ser extinguir do mercado.
É comum que as empresas passem por momentos difíceis por distintas circunstâncias: não se desenvolver adequadamente; não conseguir inovar nos produtos e na prestação de serviços; conflitos entre funcionários entre outros. Por isso vem à importância de uma administração de qualidade, composta por profissionais comprometidos e capazes de gerenciar e solucionar os problemas mesmo em meio a crises, de modo a transformar as ameaças em oportunidades desenvolvimento.
A organização em estudo encontra-se em fase de crescimento e precisa estar preparada para possível expansão, mas para pensar em nisso é necessário sanar primeiro as deficiências que vem enfrentando e saber administrar corretamente seus recursos, para além de apresentar um bom produto, conhecer bem as necessidades de seus clientes em potencial a prestar um serviço de qualidade. Diante disso, o presente trabalho terá como objetivo estudar a empresa Ômega, sua estrutura física, financeira hierárquica, seus pontos fortes e fracos de modo a apresentar soluções de melhoria nos processos de gestão, suporte e atendimento, marketing, organização, prazos, entre outros.
PARTE 1
1 Pela análise dos pontos fracos, você percebeu que não existe na empresa a área de marketing. Baseado nisso, responda:
a) Quais os problemas que a empresa pode vir a enfrentar operando sem a área de marketing?
• Perda de clientes – principalmente pelas deficiências em atendimento, pelo fato não possuir de uma equipe bem treinada e com autonomia suficiente para atender e dar suporte ao cliente sempre que necessário.
• Perda de credibilidade