ESTUDO DE CASO: EMPRESA MMX
ALUNO: Nadson Maciel Oliveira
ARARUAMA – RIO DE JANEIRO
2014
ESTUDO DE CASO: EMPRESA MMX
Estudo de Caso
Apresentado à Professora DanieleEccard
Disciplina Introdução à Administração,
Curso em Administração/
1º Período.
ARARUAMA – RIO DE JANEIRO
2014
ESTUDO DE CASO
A MMX é uma indústria produtora de peças para automóveis. Em função das exigências do mercado, a fábrica precisa aumentar a sua produção em 15% no próximo ano. Para tanto, deverão ser contratados cerca de 80 novos empregados, além de alterações em máquinas e equipamentos e nos métodos de produção. Como você procederia nessa situação?
Como administrador, mediante a essa situação, utilizarei certos procedimentos de Frederick Winslow Taylor, fundador da Administração Científica, e Jules Henry Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração. Para tanto, farei um análise do que cada uma enfatiza no meio empresarial. Por vez, a primeira tem seu foco nas tarefas, já a segunda dá ênfase à estrutura. Ambas as teorias tem o mesmo objetivo: a busca pela eficiência das organizações.
Nessa perspectiva, a administração Científica visa aumentar a produção por meio da eficiência no nível operacional. Seu nome deriva da aplicação de métodos científicos (observação, experiência, registro, análise) aos problemas da administração, com vistas a alcançar maior eficiência industrial, produzir mais, a custos mais baixos. Assim Taylor, evidencia alguns, dentre outros, aspectos: estabelecer divisão do trabalho e especialização, proporcionar incentivos salariais e prêmios de produção, desenho de cargos e tarefas, preocupação com as condições de trabalho, supervisão funcional. Além disso, ela se preocupa também com a padronização dos métodos e processos de trabalho. Sem dúvida, com a padronização dos equipamentos das máquinas, matérias-primas, componentes, ferramentas tende a eliminar desperdícios de