Estudo de caso Dumping
A concorrência no mercado de sabão em pedra estava gerando muitas dificuldades para a “Imaculada Industrial”. Além de ter de competir com outras empresas de grande porte, a Imaculada enfrentava a concorrência direta de pequenas fábricas familiares, destituídas de qualquer estrutura administrativa, técnica ou jurídica. Com as quedas das vendas e dos preços, os administradores da Imaculada realizaram um brain storn com o pessoal do marketing. As seguintes idéias foram sugeridas: 1) fazer uso da posição de líder do mercado responsável por uma fatia de 50%, e reduzir substancialmente (em 60%) a produção por um período, de forma a fazer com que a pressão da demanda fosse tal que permitisse uma regeneração dos preços; 2) realizar uma campanha especial, na qual, para cada compra acima de cinco unidades, o adquirente recebesse um cupom para concorrer a televisores, geladeiras e automóveis; 3) realizar uma campanha de vendas para premiar por desempenho os vendedores dos revendedores, já que eram, este último, os clientes diretos da Imaculada; 4) adotar algumas instituições filantrópicas, destinando a elas 5% das vendas e divulgando amplamente esse fato através de uma campanha publicitária.; 5) passar, por um certo período, a oferecer, para cada três unidades adquiridas, uma totalmente grátis, motivando o consumidor a economizar na compra; 6) passar a patrocinar um clube de futebol de grande torcida.
Questões para reflexão:
Justifique suas respostas citando as teorias éticas
a) na condição de executivo da Imaculada, quais das sugestões acima você rejeitaria por não estarem em conformidade com os princípios de um marketing ético?
b) na sua opinião, as campanhas de marketing que oferecem vantagens temporárias aos consumidores podem ser qualificadas como éticas?
c) No seu entendimento, uma campanha temporária pode ser justificada, sob o ponto de vista ético, a prática de dumping por um certo período, para uma empresa que nos doze meses