Estudo de Caso do Mcdonalds
2) Temos os seguintes princípios básicos:
• Administração Científica;
• Seleção, treinamento e aperfeiçoamento do trabalhador;
• Remuneração baseada em incentivos materiais.
A relação entre a mão de obra desqualificada e o movimento da administração cientifica é a forma eficaz de treinar trabalhadores pouco qualificados, exibindo a eles a maneira correta de se realizar as atividades de forma a alcançar consideráveis ganhos de produtividade.
3) Praticas motivacionais baseadas em estímulos econômicos, necessidades ligadas ao seu ego, de desenvolvimento pessoal e de auto realização. Tais práticas promovem uma melhor eficiência organizacional pela motivação individual.
4) A Teoria dos sistemas oferece uma maneira para interpretar as organizações e vai contribuir para uma abertura das visões interna e externa, de forma a realizar análises nesses ambientes a fim de obter vantagens sobre os concorrentes. Tal abordagem compreende a organização como um sistema unificado e direcionado de partes inter-relacionadas.
As contingências que influenciam a administração do McDonald’s são Tecnologia, tarefa e Características do Ambiente Interno.
5) Foi uma maneira que o McDonald’s encontrou para responder as pressões ambientais, como exemplo desta têm as pressões em relação à busca por opções de refeições mais saudáveis. Outro motivo para a diversificação do cardápio do McDonald’s é a crescente concorrência no mercado de fast-foods, o que força a organização a gerar maneiras de se especializar em relação aos concorrentes e oferecer produtos regionais que causem um apelo na população local.