Estudo de caso desenvolvimento organizacional
A empresa KL Papelaria, empresa comercial especializada em venda de material escolar, possui 30 funcionários, 2 diretores proprietários, e atua neste ramo há 20 anos. Esta passando por uma crise de amadurecimento e crescimento. E os sintomas desta crise evidenciam-se nas seguintes questões:
Financeiro: a empresa tem um capital de 600 mil reais em bens moveis e imóveis, mais 200 mil em estoque. Teve um faturamento liquido anual médio, nos últimos 5 anos de 240 mil reais, o que resulta em 20 mil reais líquidos mês. Porém enfrenta uma dívida com o Banco ABC de 150 mil reais, o que lhe acarreta juros mensais de 10.500,00. O faturamento bruto mensal e de 200 mil reais, e os custos fixos ficam em torno de 180 mil reais.
Gestão de Pessoal: os consultores juniores da UFLA realizaram uma pesquisa motivacional na empresa e encontraram os seguintes índices: Remuneração e Benefícios 43%, Segurança e Estabilidade, 97%, Condições de Trabalho 35%, relação com os colegas 85%, relação com a chefia 42%, e os fatores motivacionais apresentaram: responsabilidade 78%, reconhecimento 38%, promoção 45%, tipo de trabalho 75%, realização e satisfação 63%.
Oportunidade de Expansão: O Dr. Roberto, um dos diretores proprietários, realizou um estudo de mercado que aponta para oportunidade de crescimento com a abertura de uma filial no Plano Piloto, na região próxima as escolas particulares, com um acréscimo de cliente, em 12 meses, de 50%, sendo que atualmente a empresa possui 3 mil clientes, sendo que 250 são considerados clientes fiéis e efetuam as compras semestrais, nos últimos 4 anos, sempre na KL Papelaria. Porém para expandir-se necessita de um investimento de 350 mil reais. Outra questão apontada em seu estudo indica que a empresa poderia ampliar a oferta de serviços aos clientes, agregando a venda de livros de literatura geral, com um pequeno auditório ou salas de leitura que poderiam servir para instalar uma espécie de café literário, servindo