Estudo de caso de logística
Identifique no texto as atividades e decisões do metrô com relação a gestão dos estoques a gestão da armazém.Baseado no exemplo do texto, comente a relação gestão de materiais X serviço ao cliente.
O sistema envolve 117 trens, 61,3 km de trilhos, 55 estações. Atende diariamente 3,3 milhões de pessoas, tem o desafio de estar sempre em operação.
Para isso conta com estoque e manutenção funcionando 24 hrs por dia. Diferente de outros estoques, não armazena apenas peças novas, mas também peças e componentes que são considerados de giro ou seja que somam vários ciclos de vida até seu descarte, que dificilmente ocorre.
Há peças com mais de 30anos e outra que estão lá desde a fundação do metrô.
Essa logística reversa funciona da seguinte forma: O componente que apresenta falha é substituído por outro em bom estado, consertado pelas oficinas é enviado de volta ao estoque para um novo ciclo.
O metrô possui também um armazém coberto, nele ficam distribuídos os componentes mecânicos, como rodas, eixos, correias, peças de manutenção etc. A movimentação é feita por um monta-cargas integrado ao sistema, possui também estruturas metálicas porta-paletes em que estão as peças maiores. A movimentação conta também com 2 empilhadeiras, uma ponte rolante, um rebocador e 5 carretas.
A decisão do metrô em manter estoque se dá pela necessidade de atender a demanda de clientes, que é alta e necessária, por essa razão o metrô não pode parar. Manter um estoque nesse caso é necessário para que o metrô se mantenha funcionando e não pare por causa de falta de peças ou de manutenção. Baseado no exemplo do texto, comente a relação gestão de materiais X serviço ao cliente.
O metrô não pode se submeter a um risco contingencial, precisa se manter em funcionamento. A gestão dos materiais precisar ser eficiente para manter um padrão de qualidade no atendimento das necessidades dos seus clientes, mantendo elevada também a produtividade da