Estudo de caso de Hazel Grace
REV. DENOEL NICODEMOS ELLER
M.DIV. HABILITAÇÃO EM ACONSELHAMENTO
FISIOLOGIA E PSICOPATOLOGIA
PAC 408
POR
JEFFERSON GOMES DE OLIVEIRA
BELO HORIZONTE
2015
SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO
REV. DENOEL NICODEMOS ELLER
M.DIV. HABILITAÇÃO EM ACONSELHAMENTO
ESTUDO DE CASO DO FILME
A CULPA É DAS ESTRELAS
Trabalho acadêmico apresentado ao
Seminário teológico Presbiteriano, Rev.
Denoel Nicodemos Eller, em cumprimento às exigências do módulo de Fisiologia e
Psicopatologias, para a obtenção do grau de
M.DIV. Habilitação em Aconselhamento.
POR
JEFFERSON GOMES DE OLIVEIRA
PROF. REV. DR. VALDECI DA SILVA SANTOS
BELO HORIZONTE
2015
1. Qual a história/drama?
O filme escolhido para este estudo de caso foi ―A Culpa é das estrelas‖, um romance de Jhon Green que mostra o relacionamento de dois adolescentes que sofrem de câncer. Toda história é focada nos dois com poucas participações efetivas de atores coadjuvantes, contudo, nem por isso deixa de ser um filme envolvente.
Trata-se de um relacionamento entre Hazel Grace Lancoster, uma adolescente de 16 anos que sofre de câncer na tireóide com metástase nos pulmões e que, graças a uma nova droga experimental ainda está viva, contudo, apesar de seu tumor ter reduzido bastante e estar estabilizado, ela se vê como uma granada a ponto de explodir a qualquer momento. Vale ressaltar de antemão, que o autor afirmou ter inventado a droga experimental chamada de Phalanxifor pois gostaria que tal tratamento existisse de fato.
A Mãe de Hazel insiste juntamente com parte da equipe médica que ela deveria procurar um grupo de apoio cristão de jovens com câncer, pois percebe que sua filha está depressiva. Ela chega a essa conclusão pelo fato da mesma só ficar em casa e ler o mesmo livro em todo tempo. Neste grupo de apoio em uma das sessões ela conhece um rapaz chamado Augustus Water, conhecido como Gus, um adolescente de 17 anos, jogador de basquete que perdeu uma de suas pernas por causa de um câncer