Estudo de caso de AEE
Curso de pós-graduação em Neuropedagogia.
Código da turma: Polo Goiânia.
Catalão, 01 de novembro de 2013.
Aluna: MFMG
ESTUDO DE CASO
O presente trabalho tem por objetivo descrever o estudo de atendimento transdisciplinar de uma criança do sexo masculino, com 7 anos de idade, apresentando transtorno na relação interpessoal, linguagem, desequilíbrio emocional, atraso no desenvolvimento global e específico.
O aluno HBS, foi encaminhado para a sala Multifuncional devido a problemas de aprendizagem e está cursando o 1º ano do ensino fundamental. O aluno é repetente e demonstra atraso na aprendizagem. Fazia tratamento na clínica CRR com fonoaudiólogos, mas como estava difícil para a família levá-lo, parou de fazer o tratamento. Essa atitude está prejudicando o desenvolvimento de HBS, que precisa continuar o tratamento de fonoaudiologia.
HBS gosta de estar na escola, gosta de brincar e de jogar bola. A mãe e o irmão auxiliam HBS nas tarefas de casa. O aluno quase não falta as aulas, só quando está doente. Quando pequeno teve convulsões, fez tratamento com fisioterapeutas porque demorou para andar e também para falar. Agora, ele se encontra em estágio inicial (nível pré-silábico) do desenvolvimento da linguagem escrita e possui também dificuldade para reter os conteúdos. HBS não apresenta dificuldades motoras.
O aluno apresenta em sua linguagem oral trocas de letras, tendo dificuldades para pronunciar algumas palavras: G fala Z, J pronuncia Zota, X pronuncia Cis, Chei pronuncia Cei. Ele reconheceu todas as letras do alfabeto.
Na entrevista que foi realizada com a professora do HBS, ela ressaltou a dificuldade de aprendizagem do aluno, mas disse que é uma criança que se esforça para aprender. Há uma suspeita segundo a mãe de o aluno ter síndrome de down. A professora ressaltou que o aluno pode apresentar um quadro de anemia devido a sua alimentação não ser adequada, segundo ela, HBS só come guloseimas. Ele está