Estudo de caso da utilização da ferramenta de melhoria A3 no preenchimento de documentação em uma indústria de explosivos
Lucas Domingos Vieira de Souza
Lucas Nascimento da Silva
Luiz Fernando Guimarães
Prof. Dr José Lourenço Júnior
Introdução
O presente artigo apresenta um estudo de caso da utilização da Ferramenta A3 para preenchimento de Ordem de Serviço (OS) para manutenção em uma indústria de explosivos.
A maioria das organizações modernas luta para melhorar seu desempenho. No nível fundamental, a melhoria contínua exige solução efetiva do problema. (SOBEK II; SMALLEY, 2010)
Na Toyota existe um conjunto coordenado de práticas de gestão que conduzem ao aprendizado organizacional. Um dos mecanismos são os métodos de solução de problemas que geram conhecimento e ajudam as pessoas a fazer o trabalho de como aprender a aprender. A empresa usa uma ferramenta chamada, Processo A3. Onde o nome A3 tem origem no tamanho das folhas A3 (297x420 mm). Seguindo a linha do pensamento gerencial clássico da Gestão da Qualidade o PDCA.O A3 é uma forte aplicação do Ciclo PDCA, com ênfase em melhoria continua tendo a visualização do problema no papel tamanho A3 em sete seções. (SHOOK; 2008)
Muitas vezes não está claro qual é a necessidade, ou por que o A3 deve ser desenvolvido. Às vezes, a necessidade é definida sem uma base sólida. Por exemplo, alguns começam definindo um A3 tendo o objetivo de implantar algo sem saber exatamente para que e em que esse algo vai ajudar.
Isso se torna ainda mais difícil em empresas onde não há um processo de hoshin kanri (desdobramento da estratégia) claro e robusto. Fica mais fácil conectar a necessidade do A3 com as necessidades e propósitos do negócio se houver uma visão clara, um norte verdadeiro, metas gerais e prioridades estabelecidas desdobradas.
Muitas vezes, a construção do estado atual é feita sem ter sido estabelecida essa definição clara do foco e da necessidade. Assim, os estados atuais tendem a ser