Estudo de caso CVRD
1) A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Sim. Pois muitos defendiam a manutenção das estatais.
A favor: redução da burocracia e de influência política dentro da empresa,como na nomeação de diretores,alem do aumento da eficiência e do lucro.
Contra: a empresa foi vendida por valora abaixo de sue valor real, a população não participou da decisão,já que uma vez estatal,entende-se como de todos os brasileiros.
2) Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?
Havia um certo conflito entre Steinbrunch,CSN e outros administradores da CVRD.
3) Roger Agnelli já planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir a presidência. Você concorda com essa afirmação?
Agnelli já planejava o crescimento da CVRD, mas a CVRD estava em um momento crítico. Ele focou em objetivos, traçou metas, buscou meios para realizar e fez a CVRD crescer.
4) Quais os papéis que, Agnelli representou como administrador da CVRD? Dê exemplos de cada um deles.
Influente no mundo econômico e político, lhe coferindo prestigio e poder. dedicação ao trabalho,servindo de exemplo para os demais funcionários.
Buscou tornar mais eficiente, produtiva e competir mundialmente.
5) Você acredita que a CVRD esteja preparada para enfrentar os desafios que se adivinham em seu futuro? De que forma Roger
Agnelli contribui (ou não) para isso?
Sim. A CVRD cresceu, está entre as maiores empresas latino americanas, seu lucro cresce anualmente.
Agnelli contribui como grande administrador, tem visão, planejamento e organização,sabe traçar os objetivos e conhece os meios para alcança-los.