Estudo de caso cvrd
Questão 01:
Essa privatização foi muito controversa, por não terem levado em conta o valor potencial das reservas de ferro em possessão da companhia na época, apenas o valor de sua infraestrutura.
Muitos defendem as privatizações, por entenderem que não cabe ao Estado exercer atividades econômicas. Os favoráveis às privatizações citam frequentes casos de corrupção, de empreguismo e de ineficiencia ocorridos em algumas empresas estatais. Já os contrários à privatização alegam que o Estado brasileiro vendeu para grupos multinacionais patrimônio público por um valor muito inferior ao real, dando a esses grupos econômicos privilegiados a oportunidade de realizar lucros extraordinários.
Por outro lado, muitos setores da sociedade alegaram que a privatização da Vale foi executada de maneira irregular, que a empresa foi vendida sem ter sido corretamente avaliada.
Questão 02:
- Perfil de negociador agressivo;
- Comunicação diferencial, interna e externamente;
- Inglês fluente;
- Cultivou uma rede de relacionamentos interpessoais, com pessoas poderosas;
- Facilidades em trabalhar com pessoas, sendo capaz de influenciá-las;
- Perfil de líder, qualidade e experiência;
- Empreendedor;
- Visão de longo prazo, transparência, conduta e atitude;
- Rapidez na tomada de decisões, garantindo respostas rápidas às oportunidades ou problemas;
- Dedicação no trabalho que faz;
Questão 03:
A habilidade conceitual foi se aprimorando quando Agnelli passou a assumir a presidência do Conselho da empresa e logo após assumindo o cargo de diretor-presidente, tornando-se um exemplo para seus funcionários, clientes e pela sociedade, tendo seu foco traçado e as metas cumpridas.
Questão 04:
Desde a privatização da Vale, Agnelli se deparou com as características herdadas dos tempos como estatal. A difícil comunicação entre diretores, impedindo a solução imediata de problemas, uma burocrática política interna no qual impedia a tomada de decisões imediata.