Estudo de caso, criando um novo produto
BRENO THOMÉ ORTEGA RA: 84034
MARINGÁ
2013
Princípios da Administração
ESTUDO DE CASO: Como desenvolver novos produtos?
(Questões 1 e 2 – Pág. 127)
A empresa em questão necessita de avanços substanciais nos setores de Marketing e P&D, devido o forte crescimento de indústrias do chamado setor B, que atende o mercado de baixa renda, consequentemente sendo um concorrente futuro potencial no mercado de consumidores de maior renda.
Tendo essa oportunidade como estagiário de uma empresa multinacional, é necessário se atentar inicialmente ao cenário brasileiro, que difere dos países desenvolvidos, mas é muito similar aos países emergentes. O objetivo é adequar novas politicas na estruturação da empresa, a fim de conseguir uma maior eficiência nos dois setores já mencionados anteriormente.
Atualmente a concorrência é exclusiva com grandes empresas do setor de primeira linha, embora não tenha conseguido ganhar espaço no mercado inferior contra forte concorrência de marcas alternativas, a diretoria insiste no desenvolvimento de novos produtos competitivos no setor.
Um dos pontos que a empresa mais carece e deve ser mudado é a forma que esses novos produtos são criados, de forma que essa área de apresentou ser muito sensível e não há processos sistemáticos de captação de ideias. Houve sucessos e fracassos no histórico da empresa, mas os diretores cobram mais resultados.
Há dois anos uma ideia para desenvolvimento de novos produtos foi aplicada em uma fabrica que rendeu dados importantes sobre o gosto do consumidor real e potencial. Em trabalho conjunto de diretores de Marketing e Produção foi realizada uma feira de produtos, com diversos estandes para a visitação dos milhares de funcionários. Com isso, dados sobre a reação dos consumidores reais e potenciais aos produtos, algumas ideias sobre aprimoramentos e até mesmo novos itens a serem produzidos