estudo de caso CORRE O
Trata-se de um estudo de caso realizado durante as práticas hospitalares do 4º semestre da disciplina Fundamentos Técnicos e Semiológicos de Enfermagem, sendo requisito de avaliação, do curso de enfermagem. O mesmo ocorreu durante as práticas hospitalares da disciplina em estudo, no Hospital de Base Drº Ary Pinheiro.
A coleta de dados foi realizado no primeiro campo de prática hospitalar sob supervisão da Prof.ª Enf.ª Carla Cristina Santos, na clínica médica I do Hospital de Base Drº. Ary Pinheiro, no município de Porto Velho-RO. Elaborado a partir dos cuidados de enfermagem prestados entre os dias 05/05/2015 a 08/05/2015 a um paciente internado no referido hospital.
A base da ciência enfermagem é a sua estrutura teórica. Tal abordagem deve ser deliberativa para solução de problemas e exige como requisito habilidades cognitivas, técnicas e interpessoais, com o objetivo de satisfazer ás necessidades do cliente e família (SMITH, GERMAIN, 1975).
Diante disso, o estudo pretende desenvolver uma Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para o paciente N.F, sexo masculino, 60 anos, com diagnóstico de Mieloma Múltiplo.
O mieloma múltiplo, segundo o Ministério da Saúde (ANO), é uma proliferação maligna de células da medula óssea, principalmente de ossos pélvicos, coluna vertebral, costelas e crânio, formando tumores e produzindo grande quantidade de anticorpos anormais. É a segunda neoplasia hematológica mais frequente. Dessa forma, esta pesquisa trará informações relevantes relacionadas ao tema, ajudando a minimizar os riscos para que não ocorra maior desenvolvimento de tal patologia.
Para o referencial teórico serão abordadas citações bibliográficas relacionadas à patologia em estudo, para realização do processo de enfermagem a coleta dos dados foi realizada através do exame físico, análise de prontuário e levantamento das principais necessidades humanas afetadas, tendo como foco principal o processo de enfermagem. O plano assistencial foi embasado