Estudo de Caso Copiadora Kátia
649 palavras
3 páginas
1) Introdução: ''Kátia Lima, após sua formatura no curso de Administração, foi promovida a Chefe de Caixas do Banco Geral do Brasil (BGB).Um ano depois, seu tio, Jerônimo, faleceu deixando sua tia Clara sozinha para cuidar da loja “Lima Cópias e Imagens” situada no centro de Novo Hamburgo. A tia Clara lhe fez a seguinte proposta: “Não tenho condições de gerenciar a loja, quero que você assuma o negócio, ficando com 50% do lucro do ponto.” Após avaliar que o banco não lhe apresentava grandes perspectivas e a loja possuía uma boa estrutura, um bom volume de cópias, 10 funcionários e era bem localizada, Kátia assinou um contrato de 2 anos com sua tia. Depois de 1 mês gerenciando a empresa, Kátia identificou problemas (...)'' Serão citadas possibilidades para resolver os problemas vindos da falta de administração do comércio gerenciado por Kátia. 2) Desenvolvimento: Neste caso dado é visível, principalmente, a falta de planejamento e organização.O primeiro e mais importante passo é saber o ponto de equilíbrio da loja, o que pode ser mudado para que tudo ocorra como o novo planejamento.
Um dos principais objetivos é cortar gastos para poder investir em coisas que tragam retorno para a loja, como por exemplo, distribuir panfletos ao público em geral e divulgação na internet, principalmente em redes sociais, que auxiliarão então na fidelização de novos clientes.
Observar cada um dos 10 funcionários de acordo com a postura e dedicação em serviço e demitir 3 dos que possuírem menor produtividade, é outra forma de cortar gastos, pois 10 funcionários é um numero relativamente grande, que ao invés de ajudarem, acabam um atrapalhando ao outro em vários quesitos.
No que refere-se a Júlio, a melhor solução seria dar um pequeno reajuste em seu salário; um reajuste utilizando o que foi conseguido na demissão dos outros funcionários. Sabendo-se que Júlio é um funcionário especializado em editoração eletrônica e que tem um trabalho