Estudo de Caso: Conjunto Habitacional em Carabanchel
Introdução
O projeto se localiza na Avenida de La Peseta, no distrito de Carabanchel, que pertence à cidade de Madrid, na Espanha e foi projetado em 2009 pelos arquitetos Amann-Canovas-Maruri. Vencedor de um concurso convocado pela Empresa Municipal de Vivienda y Suelo de Madri, o projeto tem como conceito estar aberto aos quatros ventos. Conhecido por sua irreverência quanto às cores das fachadas, o projeto leva como pontos principais a individualidade de cada família moradora, a flexibilidade e a integração do interno com o externo.
Contextualização da Obra
Numa área total de 13.419m² de construção, o conjunto contém 82 casas de um a quatro dormitórios, um estacionamento subterrâneo privado e um térreo com zonas comuns. Cada apartamento pode ser considerado uma casa com jardim, que é ligado ao interior do bloco, à rua e à sala de estar. O pátio, local de vivência, é ensolarado no inverno e fresco no verão.
Atxu Amann Alcocer (1961), Andrés Cánovas Alcaraz (1958) e Nicolás Maruri Mendoza (1961) nasceram na Espanha e frequentaram a Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madrid. Amann e Nicolás fizeram doutorado pela ETSAM e estudaram na Alemanha. Os três seguiram carreira docente, trabalhando na universidade em que foram formados. Em 1987 formaram o escritório em Madrid onde começaram a focar em pesquisas para novas unidades residenciais, tipologias e reconfigurações, criando soluções mais adequadas para os espaços públicos contemporâneos e problemas urbanos.
Com uma arquitetura composta de uma simplicidade e sem estereótipos, associada ao lugar, os arquitetos demonstram por vezes ligeiras referências às tendências atuais, ideias modernistas sem nunca negar a originalidade, mas evitando a simples experimentação formal, contando com uma linguagem rigorosa como ferramenta eficiente para apoiar uma didática de trabalho. O escritório já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, além de ter