Estudo de caso: Botânica Medicamentos
Missão:
A Botânica Farmácia de Manipulação é uma organização que visa contribuir com a saúde e bem-estar de seus clientes, por meio da manipulação e comercialização de medicamentos e produtos de higiene pessoal baseadas nos princípios de orientação e assistência farmacêutica.
Visão:
A Botânica pretende dar continuidade a seu planejamento estratégico, por meio da abertura de três novas lojas num prazo de dois anos. Em seu plano de longo prazo, os empreendedores querem chegar a um número de dez novas lojas dentro de cinco anos.
Questões:
1-Qual o melhor modelo de negocio a ser adotado pela Botanica para promover a expansão de seus negócios?
Acredito que o melhor modelo a ser adotado pela Botânica para promover a expansão de seus negócios é o modelo de franquias, pois haverá a possibilidade de repassar os conhecimentos adquiridos e formatar as ações que já deram certo na matriz e filial e implementar em novas franquias.
Um modelo já adequado ao processo de farmácias de manipulação com uma história de vitórias será a receita de sucesso para as novas unidades.
2-Quais os principais desafios que se apresentam?
Os principais desafios serão assegurar a qualidade, a força da marca e os recursos para este crescimento.
3-Quais os pontos fortes e fracos identificados na empresa?
Os pontos fortes encontrados na empresa são a grande aceitação dos produtos manipulados, a customização do tratamento, a economia de cerca de 50% para o consumidor, o setor é altamente competitivo, as empresas se preocupam em manter um alto padrão de qualidade e matérias primas aumentando a credibilidade junto aos consumidores.
O estoque é quase zero, pois o prazo de entrega dos fornecedores é de apenas um dia. A força do negócio está na eficiência.
Os pontos fracos são que toda matéria- prima utilizada pela Botânica, como embalagens, soluções e produtos químicos é importada e distribuída por fornecedores selecionados e