ESTUDO DE CASO BOMFRIO
Será necessário para que a Bom Frio possa garantir a rápida disponibilidade do produto ao mercado prioritário, uma vez que:
Pequenas empresas: Compram em maior volume, priorizam qualidade, exigem melhor negociação e maior quantidade de especificações técnicas sobre os produtos
Pessoas físicas: são orientados pelo menor preço e praticidade, e é no varejo aonde eles encontram isso. Compram geralmente uma unidade.
Desta forma, poderá intensificar ao máximo o potencial de vendas do condicionador de ar e promover a cooperação transparente e sustentável entre os agentes da cadeia de suprimentos numa política ganha-ganha, garantindo assim a manutenção de níveis de serviços requisitados pelos clientes, buscando reduzir de forma integrada e permanente os custos ao longo da cadeia de suprimentos e também garantir um fluxo de informações de forma rápida e precisa entre os agentes da cadeia de suprimentos.
Vantagens:
Fidelização da empresa
Prestação de atendimento especializado para cada grupo de cliente.
Desvantagens:
Custo da manutenção de equipe dedicada para esse tipo de cliente
Custo de distribuição direta para o mesmo
Admin
A separação dos clientes é necessária, pois os clientes pequenas empresas e pessoas físicas têm características diferentes com relação ao modo de compra:
• As pequenas empresas compram em maior quantidade, têm maior poder de barganha e exigem mais informações técnicas;
• As pessoas físicas buscam menor preço e praticidade e compram em menor quantidade, geralmente uma unidade.
Vantagens: fidelização dos clientes e atendimento especializado para cada classe de cliente.
Desvantagens: custo da manutenção das diferentes equipes e da distribuição do produto para as mesma