Estudo de caso: Bethelehem Steel - Trabalho Grau “A” Organização Empresarial e Normas
Escola técnica industrial
Trabalho Grau “A”
Organização Empresarial e Normas
ANTONIO BRODT JUNIOR
KEVIN ALLAN PINTO
Professora Anaí Maris Santos
Curso de Eletromecânica
Turma 64N1
São Leopoldo, Setembro de 2014.
1. Estudo de caso: Bethelehem Steel
Questões:
1. Que aconteceria se Taylor não obrigasse os homens a descansar? Os trabalhadores trabalhariam a seu próprio critério se impondo um ritmo fatigante improvisando seus métodos sem planejamento chegando a exaustão, assim não cumpririam a tarefa no tempo desejado. A logística elaborada por Taylor priorizava a preservação do ritmo de trabalho, o descanso diminuía a sensação de cansaço dos trabalhadores, pois o trabalho era exaustivo, assim os funcionários tinham diminuída as perdas do ritmo de trabalho, ou seja, quando voltavam a trabalhar o ritmo deles parecia estar como no inicio, enquanto eles já haviam repetido o ciclo várias vezes. Assim ele conseguiu alavancar o processo produzindo máxima eficiência de produção.
2. De forma geral, qual a consequência do trabalho duro e ininterrupto?
Cansaço, esgotamento e outros problemas físicos; acidentes de trabalho, desperdício de mão-de-obra e queda na produtividade e qualidade.
3. O que Taylor comprovou com esta experiência?
Taylor comprovou que sabendo administrar o tempo de realização das atividades, com pausas programadas, a tarefa será executada em tempo previamente estipulado e sem prejuízo da produtividade. Logo, a Empresa tem uma tarefa realizada sem interrupção e eleva-se a produção trazendo um aparente bem estar do funcionário na empresa durante o trabalho. Taylor frisa muito a melhoria das técnicas com treinamentos para especializar a mão de obra a fim de que os mesmos desempenhem melhor a atividade e assim reduzir o tempo de execução de serviço, minimizando as perdas de tempo.
4. Você acha que trabalhar menos produz mais em