Estudo de caso Aplicação SAE
RESUMO Este é um estudo de caso de uma paciente diagnosticada com abscesso hepático amebiano e outras co – morbidades. O presente estudo objetivou implementar a Sistematização de Assistência de Enfermagem no cuidado á paciente. O estudo foi realizado na Enfermaria da Gastrocirurgia no Hospital das Clínicas de Botucatu durante três dias durante o mês de Setembro de 2012.
Os dados foram obtidos através de questionário semi – estruturado embasados pelo modelo conceitual proposto por Wanda de Aguiar Horta e a Taxonomia II da NANDA.
Apresentamos como resultados todas as etapas do Processo de Enfermagem: histórico, diagnóstico, planejamento, implementação e evolução de enfermagem.
Através deste estudo pudemos aplicar o cuidado sistematizado ao paciente percebendo – o como um ser biopsicosocial e espiritual.
SUMÁRIO
Sumário
1RESUMO 1 2 3
2INTRODUÇÃO 4 5 6
1. INTRODUÇÃO A sistematização da assistência de Enfermagem (SAE) é a organização da assistência utilizando o método científico. (1) No Brasil a prática da SAE foi incentivada por Wanda de Aguiar Horta que tinha como referencial teórico a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Maslow, e assim propunha que a sistematização da enfermagem devia ser realizada em seis fases: levantamento de dados, diagnóstico de enfermagem, plano assistencial, prescrição de enfermagem, evolução e prognóstico. (2) (3) Portanto a enfermeira devia sistematizar seu raciocínio para prestar a assistência devida ao paciente, processo que já fazia, porém não conscientemente e sem registro. Para Horta a enfermeira é capacitada para realizar tal processo pelo conhecimento que tem em ciências básicas além da ciência, filosofia e teorias da enfermagem. (2) (3) O processo de enfermagem é estruturado ainda em três grandes dimensões: propósito, organização e propriedades. O