Estudo de caso alpárgatas
Fazer a empresa crescer e voltar a gerar lucros, que perdia ao longo do tempo, com as estratégias ultrapassadas para as condições ambientais. Sofrendo também com a grande concorrência, principalmente as chinesas. Mas também tinha uma concorrência acirrada que necessitava de mudanças.
2 - Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?
Foi decisões estratégicas ultrapassadas, pois a comunicação entre os funcionários eram barradas pela hierarquia, pois os funcionários eram tratados com excessiva formalização. Assim os trabalhadores não tinham expectativas de futuro na empresa.
3- Quais as caractarísticas dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas? Qual foi o seu impacto no ambiente de trabalho?
A estratégia era ultrapassada para as condições ambientais que enfrentava. A organização era ineficiente, a comunicação entre as divisões era falha e a centralização, excessiva. O foco era a produção fabril e não as demandas do mercado. Os trabalhadores erma desmotivados e sem esperanças quanto ao futuro da empresa, gerando a estagnação nas vendas seguido de muitos prejuízos.
A primeira medida de Tigre foi reduzir os custos e diminuir a resistência às mudanças. O número total de funcionários caiu . Tigre incentivou entre os funcionários a aceitação de mudanças e a criatividade, esse deveria ser a nova cultura da Alpargatas já que a rigidez e a formalização antigaacentuava ainda mais a crise na organização. Incentivou a criação de novos podutos e maior atenção aos gostos dos consumidores, incentivando asssim o aumento de vendas e a eficiência organizacional como um todo.
4 – Quais as medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?
A descentralização implementada com o novo desenho estrutural , trouxe ganhos para a organização, já